• Promoção da Saúde

  • Os meses e as cores na prevenção
  • Fevereiro roxo e laranja
  • 22 de janeiro de 2019
  • Fevereiro

    Fevereiro Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer. O Fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia.

    Informação é saúde.

     

    Fevereiro Laranja - Leucemia

    A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

    A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

    Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

    Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

    Leia mais: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia

     

    Fevereiro Roxo-Mal de Alzheimer

    O que é?


    A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo, comportamento  são comprometidas de forma lentamente progressiva levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades de vida diária.

     

    É um processo diferente do envelhecimento cerebral, pois ocorrem alterações patológicas no tecido cerebral como deposição de proteínas anormais e morte celular.

      

    Causas

         

    A medicina ainda não sabe a causa do Alzheimer, embora seja conhecido o processo de perda de células cerebrais. O que se sabe é que existe uma forte relação com a idade, ou seja, quanto mais idoso, maior a chance de desenvolver a doença.


    O Alzheimer não tem um caráter nitidamente genético, com transmissão direta de geração a geração. O que se estima é que haja a transmissão da predisposição para desenvolvê-la, o que, junto a fatores ambientais, poderá ou não desencadeá-la.


     

    Principais  Sintomas

          
    Os primeiros sinais são a perda de memória e o comportamento alterado do indivíduo. Não é qualquer perda de memória que devemos ficar alertas, mas àquela que se repete e começa a comprometer o dia a dia da pessoa, interferindo no funcionamento das atividades pessoais.

      

    Com o evoluir da doença, estas perdas são cada vez mais progressivas e comprometem até memórias autobiográficas do paciente (como nome dos filhos e netos).


    As alterações comportamentais podem ocorrer desde o início e são muito frequentes no decorrer da doença. Indivíduos com Alzheimer podem ter características depressivas, de agitação e de agressividade, ou até mesmo delírios e alucinações.

      

    Diagnóstico

          
    O diagnóstico atualmente se dá com a entrevista médica e a exclusão de outras doenças por meio de exames de sangue e de imagem (tomografia ou ressonância magnética) e avaliação neuropsicológica (expandida ou computadorizada). Não existe ainda um marcador biológico da doença, ou seja, um exame único que o médico possa pedir e ter a segurança total do diagnóstico, mas recentes avanços laboratoriais tem melhorado a acurácia diagnóstica.

        

    Tratamento

          
    Existem medicações atualmente que estabilizam a doença ou diminuem a velocidade de perda funcional em cerca de cinco anos ou mais, podendo oferecer mais tempo com qualidade de vida ao paciente e aos familiares. Apesar do Alzheimer não ter cura, estas medicações, desde que bem otimizadas, podem oferecer conforto, alívio e qualidade de vida.

        

    ​Prevenção

         

    Atualmente podemos atuar em cinco áreas de prevenção de demência que terão muito mais efeito se realizadas conjuntamente, e mais eficazes se iniciadas precocemente:

    • Atividade física apropriada para idade (de preferencia atividade aeróbica);
    • Alimentação balanceada e voltada para alimentos naturais – dieta do mediterrâneo, alimentos ricos em ômega 3;
    • Prevenção de fatores de risco vascular como controlar diabetes, hipertensão, dislipidemias. Evitar tabagismo, álcool em excesso;
    • Atividade intelectual: testes, exercícios mentais, manutenção atividade profissional, programa de reabilitação cognitiva;
    • Preservação das relações sociais e familiares (convivência interpessoal, manutenção e reforço de vínculos afetivos).

    Ainda não existem remédios milagrosos ou procedimentos definitivos, porém a medicina tem evoluído rapidamente na busca dos melhores recursos para tratar e prevenir o Alzheimer.

        

    Leia mais: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/alzheimer

                   https://www.einstein.br/doencas-sintomas/alzheimer

     

     

     

  • Leia Mais
  • Promoção da Saúde

  • Prevenção em Saúde: Meses e Cores
  • Meses e Cores
  • 04 de dezembro de 2018
  • Janeiro

    Janeiro Branco é um alerta sobre a saúde mental. A campanha visa demonstrar a importância que cuidar da saúde não significa apenas cuidar da saúde do corpo. Cuidar da mente também é fundamental para o total bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.

    A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental.

     

    Fevereiro

    Fevereiro Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer. O fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia.

     

    Março

    O Março Azul traz o debate sobre a prevenção ao câncer colorretal. Prevenir o câncer colorretal significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Para que isso aconteça, muitas vezes, é preciso modificar os nossos hábitos. As pessoas que não tem fatores de risco identificados devem começar a fazer exames regulares aos 50 anos. Aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco para pólipos ou câncer, como doença inflamatória do intestino, devem conversar com seus médicos para estabelecer o início dos exames de rastreamento mais precocemente ou realizá-los com mais frequência.

     

    Abril

    Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02.04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

     

    Maio

    O Maio Amarelo reacende o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

    Já o Maio Vermelho tem por objetivo prevenir a hepatite.

    Junho

    Vermelho é a cor comemorativa do mês de junho sobre a importância da doação de sangue, que tem a data 14.06 como o Dia Mundial do Doador de Sangue. E o Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia.

    Julho

    O Julho Amarelo traz à tona a conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

    Agosto

    O Agosto Dourado é o mês de informação sobre o aleitamento materno, que, inclusive, tem os dias entre 01 a 07 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação.

    Setembro

    Verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Neste mês, a data 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Setembro também recebe a cor vermelha para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

    Desde de 1º de julho de 2018, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida através do número 188 são gratuitas para todo o Brasil. Bahia, Maranhão, Pará e Paraná foram os últimos estados a terem gratuidade através de uma parceria com o Ministério da Saúde.

    O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Eles recebem treinamento adequado e não precisam ter formação em psicologia. Todas as ligações são sigilosas.

    Outubro

    Sendo o mês mais divulgado e conhecido por todos, o Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990. Há 20 anos, nos Estados Unidos, foi lançada a Campanha Outubro Rosa, uma ação de conscientização e de prevenção do câncer de mama. No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa foi realizada em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera foi inteiramente iluminado de rosa. 

    Novembro

    O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

    Dezembro

    O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

     

    Qual a importância dessas campanhas e o que aprender com elas?

    As campanhas mensais temáticas expostas acima são um alerta para a conscientização sobre a prevenção de doenças, abertura de debates sobre cada doença, prevenção e troca de experiências com pessoas que superaram a doença.

    Em síntese, a importância de todas essas campanhas se reflete na disseminação do cuidado com a saúde e do alerta aos pequenos sintomas do corpo e da mente.

    É possível aprender com elas que, por mais que a vida atual esteja bastante acelerada, é necessário se cuidar, manter uma alimentação equilibrada, fazer exames laboratoriais e de imagens, ir ao médico com uma frequência determinada, não hesitar em fazer uma consulta após um alerta de que algo não vai bem, fazer exercícios, relaxar a mente e manter um equilíbrio em todos os aspectos da sua vida. Cuide-se bem e consulte seu(s) médico(s) quando necessário!

     

     

     

     

     

  • Leia Mais
  • Promoção da Saúde

  • Segurança como forma de prevenção fora da empresa.
  • Dicas de Segurança
  • 04 de dezembro de 2018
  • Dicas de Segurança

    Assalto em veículo

    * Estacionar em lugar movimentado e iluminado.
    * Usar sistema de alarme, chave geral e correntes na direção.
    * Evitar armas e documentos no porta luvas.
    * Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente a noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades.
    * Som, rodas e certos acessórios despertam a atenção de marginais.
    * Evite deixar objetos de valor no interior de seu carro.
    * EM CASO DE ASSALTO, NÃO REAJA.

    Na residência

    Sistema de alarme é sempre eficaz. 
    * Não deixar luz acessa durante o dia. 
    * Um bom cão de guarda. 
    * Atender à porta após identificação prévia. 
    * Manter a porta da garagem sempre fechada. 
    * Aguardar o fechamento de portões de comando eletrônico.
    * Não aceitar a entrada de técnicos não solicitados.
    * Ao sair ou retornar da residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre.

    * À noite, deixe pelo menos uma lâmpada acessa na área de maior risco da residência (utilizar fotocélulas).
    * Manter escadas e ferramentas em lugar seguro.
    * Na perda das chaves, troque os segredos das fechaduras.
    * Ao viajar, avise parentes ou vizinhos de confiança, para que esporadicamente verifiquem a residência e façam a coleta de correspondências.
    * Oriente familiares e empregados para que não comentem com estranhos sobre os bens que a família possui tanto como seus hábitos.
    * Não dê informações por telefone para pessoas desconhecidas.

     

    No dia do pagamento

    * Lembre-se: um alvo fácil é sempre mais procurado.
    * Não comente sobre seu salário com pessoas de pouco convívio.
    * Evite a conversa com pessoas estranhas dentro ou fora do banco.
    * Nos dias de pagamento, adote medidas de segurança mais severas.
    * Observe se alguém está seguindo-o.
    * Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho, peça a companhia de parentes, amigos ou seguranças.

     

     

    No ônibus

    * Ao pagar, procure levar o dinheiro trocado ou utilizar o vale transporte.
    * Cuidado com objetos alvo dos punguistas como bolsas, carteiras, correntes, pulseiras, entre outros.
    * Evite ficar junto à porta de embarque e de desembarque, pois é o local propício para a prática de punguistas.
    * Mantenha a bolsa ou capanga na frente do corpo.
    * Não carregue muito dinheiro, nem deixe a carteira no bolso de trás.

    Em deslocamentos

    *Ao notar que está sendo seguido, procure mudar várias vezes o lado da calçada.

    * Não carregue objetos de valor, grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade.

    * Evite lugares sem iluminação e com pouco movimento.

     

    Em caixas eletrônicos

    *Não revele sua senha para terceiros.
    * Em caso de dificuldade, comunique-se com funcionários do banco.
    * Observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local.
    * Evite horários e locais de maior risco.
    * Evite realizar saque de grandes quantias.

     

    Seqüestro relâmpago

    * Não reaja em nenhuma circunstância.
    * Procure obedecer todas as exigências do bandido.
    * Tente observar as características físicas, cicatrizes e marcas.
    * Peça auxílio à Polícia assim que for libertado.

    Nas escolas

    * Trate o seu filho como amigo, demonstrando seu afeto e preocupação pelo seu desenvolvimento.
    * Conheça os amigos de seu filho.
    * Ensine as crianças a pedir auxilio à polícia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando.
    * Não aceitar balas, doces, presentes, ou brinquedos de pessoas desconhecidas.
    * Oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo.
    * Evitar transitar utilizando jóias, tênis ou roupas caras.
    * Oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.

     

     

    Telefones úteis de Caxias do Sul

    Brigada Militar  190

    Centro de Operações da Polícia (24 horas) 54.3223.6833

    Disque Denuncia 181

    Guarda Municipal 153 ou 54.3218.6054

    Polícia Civil  197 ou 54.3221.4000

    Polícia Federal  54.3213.9000 ou 3213.9098

    Bombeiros 193 ou 54.13223.

  • Leia Mais