Medicina do Trabalho

  • Medicina do Trabalho
  • Medicina do Trabalho
  • 21 de agosto de 2017
  • A qualidade de vida é uma conquista e torna-se possível quando há uma compreensão e ciência que conquistar envolve disciplina e esforço através de um planejamento de ações especificas e direcionadas por um objetivo, por exemplo prevenir doenças e acidentes do trabalho e com um foco: promovendo o conceito de saúde. A disciplina vista como uma maneira de agir organizadamente e com metodologia e o esforço entendido como dedicação e empenho em fazer bem o que se faz, fazem parte de uma conquista.

    Um serviço de saúde comprometido com qualidade de vida conquista credibilidade se atua na ideia, num plano de inserção das pessoas em ambientes saudáveis e seguros e contribuindo para isto. Por ser uma especialidade médica preventiva este é o foco da gestão da Medicina do Trabalho.

    O trabalhador tem o direito de saber que quem cuida de seus exames ocupacionais possui competência técnica e emocional para intervir quando os riscos que atuam no seu ambiente de trabalho não o deixem com possibilidades de acidentar-se ou adoecer. Pois ele, o trabalhador produz bens e serviços de consumo para o aperfeiçoamento do viver, para atender as necessidades mais diversas que integram as atitudes diretas e indiretas na preservação do desenvolvimento das organizações.

    O desenvolvimento das empresas ocorre quando olhamos e promovemos na figura do trabalhador um ser humano integral e integrado. Atentar para as informações úteis para poder colaborar com a saúde e a produtividade são consequência e que vai conduzir a uma disseminação de conhecimentos que interajam com a saúde e a segurança de ser cidadão e perpetuar um conceito hígido de trabalhar e viver.

    Há vivência e convivência do trabalhador em uma sociedade “acordada” 24 horas para as possibilidades de acesso a todas as informações, a qualquer momento, pois sempre há pessoas e sistemas funcionando. Todavia, é de discernimento para escolher quais informações ou conhecimentos motivam e levam a um estilo de vida saudável para os locais de trabalho, das famílias e da comunidade.

    Apesar de avanços tecnológicos e do acesso às informações, precisamos reaprender o básico em saúde preventiva: alimentar-se mastigando bem e com alimentos menos industrializados possíveis; praticar atividades físicas regulares e que nos deem satisfação para que mecanismos biológicos internos de nosso corpo secrete substâncias boas e que nos fortaleça; dormir e evitar privar-se do sono e sonhar dormindo e sonhar em planos pois em ambos as situações o sonho contribui para a qualidade de vida.

    A Medicina do Trabalho encontra-se diante de um desafio: promover a saúde e a segurança das pessoas e da comunidade em ambientes e circunstancias adversas pela habitual escassez imposta ou auto imposta de tempo livre para o assimilar o comprometimento consigo mesmo do cuidar-se. O cuidar-se para uma pessoa e para uma coletividade de trabalhadores conduz automaticamente ao cuidar da sua atividade laboral, dos procedimentos, das ferramentas que usa em seu trabalho, de sua produtividade e por consequência da organização (empresa) que o contratou para colaborar com a sua sobrevivência e sustentabilidade em um ambiente mercadológico competitivo.

     

    Dra. Carla Maffei Lodi

    Diretora da Bemviver Clínica de Saúde no Trabalho

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!