Segurança do Trabalho

  • SEGURANÇA DOS CAMINHONEIROS
  • Segurança do Trabalho
  • 23 de abril de 2018
  • Publicada em março de 2015, a Lei nº 13.103 regulamentou a profissão de motorista de transporte de cargas e de passageiros. Com uma rotina intensa, os caminhoneiros estão expostos a diversos riscos, inclusive o de acidente de trânsito, causando, muitas vezes, devido à fadiga e ao estresse, frutos das extensas jornadas de trabalho, que comprometem o reflexo e o raciocínio dos motoristas. Saiba mais sobre alguns dos riscos a que esses trabalhadores estão expostos e proporcione um ambiente mais seguro e saudável.

     

    Risco no volante

    1. Agentes físicos: ruído proveniente do motor ou do ambiente externo; vibrações de trepidação do veiculo, que por problemas de pavimentação das ruas, quer pela presença do motor dianteiro ou pelo molejo inadequado do carro; iluminação (tanto a falta dela, como o excesso de luminosidade); entre outros.

    2. Agentes químicos: substâncias químicas que podem se apresentar na forma sólida (graxa), na forma líquida (combustível, óleos, solventes) ou na forma gasosa (monóxido de carbono expelido pelos veículos, vapores da gasolina, álcool e diesel), entre outros.

    3. Agentes biológicos: são micro-organismos como vírus, bactérias, parasitas, entre outros que, em contato com o homem, podem provocar doenças.

    4. Agentes de acidentes: são aqueles relacionados às condições dos veículos como motor, pneus, freios, luzes, para-brisas; e as condições das estradas, como pavimentação, iluminação, sinalização, traçado das curvas, entre outros.

    5. Agentes ergonômicos: são os agentes relacionados com a extensão da jornada e o ritmo de trabalho, a existência ou não de pausas no trabalho, controle rígido de produtividade, trabalho em turno e noturno, monotonia ou repetitividade da tarfa, posto de trabalho (adequação do banco com assento, alavancas, pedais), entre outros.

    Atenção

    Programe uma jornada saudável, descanse 30minutos a cada seis horas no volante.

  • Fonte: Cartilha ‘Segurança & Saúde nos Transportes – Orientação para o caminhoneiro’, da Fundacentro - Revisão: Cleiton Faria Lima – Tecnologista da Fundacentro
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