Segurança do Trabalho

  • Empresas que investem em saúde e segurança do trabalho são mais competitivas
  • Segurança do Trabalho
  • 21 de agosto de 2017
  • A saúde e segurança no trabalho vem ganhando ampla repercussão nos últimos anos. A relevância do assunto se deu com a criação de novas leis e a conscientização por parte de emprese trabalhadores.“Considero as mudanças que acompanhei nestes últimos 18 anos muito positivas para a competitividade das empresas. Atualmente, os empregadores estão mais amparados com orientações e informações e sabem o que fazer em cada situação. Desta forma a empresa tem muito mais chance de sucesso quando as pessoas que nela trabalham estão saudáveis”, afirma a médica do trabalho, e também presidente do Departamento de Medicina do Trabalho da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), Carla Maffei Lodi. 
    De acordo com a especialista, a importância dos cuidados com o trabalhador vai muito além do lado econômico. “O ser humano é o que há de mais valoroso no contexto de uma organização por mais mecanizada, automatizada ou estruturada que ela seja. Assim, zelar pela saúde do trabalhador é um investimento fundamental para qualquer empresa. Nos âmbitos social, econômico, legislativo e de responsabilidade social prevalece a importância deste zelo”. 
    Contudo, a construção de um ambiente de trabalho seguro não passa apenas pelas empresas. Também é importante conscientizar o colaborador a se cuidar. Para isso, o empregador deve promover a saúde através de programas de qualidade em que o bem-estar e a segurança sejam itens essenciais para o serviço. Na prática, deve promover palestras, treinamentos e dinâmicas com as pessoas, manter canais de comunicação e gestão da saúde e segurança. 
    “Essas são as bases fundamentais de qualidade de vida da empresa e das pessoas que fazem a sua história. Os casos de empreendimentos de sucesso com certeza estão conectados com histórias de valorização da vida”, enfatiza a médica Carla. 
    Ela observa ainda que nas empresas que já possuem os serviços de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) e meio ambiente estruturados há menor resistência ao uso de EPI’s (equipamentos proteção individual), pois essas práticas criam uma integração do trabalhador com a necessidade de se proteger. Nestes locais, além de fornecer o equipamento, existem técnicos em segurança que ensinam o uso correto. 
    Atualmente, o que mais afasta as pessoas do trabalho são as dores osteomusculares e problemas de saúde mental. Quanto aos acidentes laborais mais comuns, estão as quedas, pequenos ferimentos, entorses de articulações e agravamentos de lesões sofridas fora da empresa – por exemplo, no trânsito,em atividades extras informais e em um esporte ou atividade física de impacto, competitiva ou não. 
    O que vem chamando a atenção dos especialistas são os chamados acidentes de trajeto, que ocorrem a caminho do emprego ou na volta para casa. De acordo com uma projeção realizada pelo Ministério da Previdência Social, o gasto com este tipo de acidente subiu 37% entre 2009 e 2011. As causas apontadas são o trânsito de modo geral, incluindo o aumento no número de motocicletas, as condições das calçadas e a acessibilidade precária. 
    A diminuição do afastamento do trabalho devido a lesões laborais vem sendo discutida. Para Carla, esses problemas podem ser combatidos com prevenção, através de programas de saúde e gestão da saúde ocupacional, que minimizam, previnem e até mesmo curam doenças, ocupacionais ou não. “É necessário criar uma cultura com comportamentos de participação e integração das instituições (empresa, escolas, universidades, projetos sociais) com a tecnologia da informação para que se possa difundir uma direção que é a mesma: todos querem mais saúde e segurança. Precisa haver uma união entre a representatividade sindical, Previdência Social e Ministério do Trabalho. Isso sim diminuiria os afastamentos”, avalia. 

    Fonte: Carla Maffei Lodi - Publicado em: http://www.sinduscondf.org.br/noticias.php?mat=2388

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!