• Segurança do Trabalho

  • Programa de Conservação Auditiva é grande aliado da saúde dos trabalhadores e das empresas.
  • PCA é Prevenção
  • 19 de novembro de 2018
  • Mesmo sendo doenças ocupacionais passíveis de prevenção, os distúrbios auditivos como a PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído) seguem entre os problemas de saúde presentes em inúmeras atividades laborais. Nas últimas duas décadas, entretanto, em função da legislação voltada à Segurança e Saúde no Trabalho e ao avanço da tecnologia, que possibilita processos produtivos mais seguros e menos ruidosos, vêm crescendo nas empresas brasileiras a preocupação com esse agente de risco físico e a prevenção de suas possíveis consequências.

                Nesse sentido, o Programa de Conservação Auditiva vem sendo cada vez mais utilizado como uma importante ferramenta de gestão do ruído ocupacional. Mais do que evitar a ocorrência ou o agravamento de distúrbios auditivos e outros males, preservando a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, um PCA eficaz é importante para a saúde financeira dos negócios, pois evita gastos com multas e fiscalizações e reclamatórias trabalhistas.

                O Programa de Conservação Auditiva (PCA) consiste em um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais impedindo que determinadas condições de trabalho provoquem a deteriorização dos limiares auditivos em um dado grupo de trabalhadores. O ruído é o agente ocupacional que mais freqüentemente provoca perdas auditivas, porém outras condições não podem ser desprezadas, tais como agentes químicos (solventes), radiações ionizantes, acidentes como traumatismo crânio encefálico, uso de medicamentos, viroses prévias, entre outras.

                O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional e inter-profissional, pois são necessárias medidas de fonoaudiologia, engenharia, medicina, treinamento e administração.

                A proteção coletiva (EPC) é indiscutivelmente, a melhor forma de prevenir a perda auditiva ocupacional. Entretanto para se adequar às doses ideais, os investimentos nas empresas visando à redução da geração ou transmissão inicial dos níveis de pressão sonora elevados são expressivos e com impacto evidente em sua economia. Porém esta sempre será prioridade e esgotadas as melhorias os EPIs (os Equipamentos de Proteção Individuais).

                Em decorrência disto, surge à idéia da implantação do PCA por tratar-se de procedimentos para a conservação da audição em ambientes de trabalho insatisfatórios cuja eficácia depende do controle sistemático e permanente.

                O PCA não deve substituir definitivamente o controle coletivo e sim, ambos PCA e proteção coletiva devem caminhar em paralelo até que a solução definitiva esteja implantada, ou seja, que a prevenção ideal para a perda auditiva ocupacional seja obviamente o trabalho em condições tais que os níveis de pressão sonora sejam baixos o suficiente para garantir que todos os trabalhadores, ao longo de suas jornadas de trabalho estejam protegidos.

                Além disso, funcionários saudáveis e satisfeitos, menos estressados em suas atividades laborais, sentem-se mais confiantes e se tornam mais atentos e concentrados, ou seja, mais produtivos e menos propensos a acidentes e a doença ocupacionais. Consequentemente, estão presentes e ativos em funções, o que reduz, ainda, prejuízos com absenteísmo e presenteísmo e gastos com novas contratações e treinamentos. A conservação da boa imagem, da empresa e o respeito do mercado e da sociedade são outros benefícios. 

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  • Promoção da Saúde

  • Toxoplasmose
  • Você pode entrar em contato com a Toxoplasmose sem nem perceber.
  • 10 de novembro de 2018
  • A toxoplasmose é uma infecção que pode ser transmitida aos seres humanos através das fezes contaminadas dos gatos. O que acontece é que as fezes entram em contato com o meio ambiente e, consequentemente, com os alimentos e os animais, infectando assim as pessoas. O único jeito de uma pessoa transmitir para outra é da mãe para o feto, durante a gravidez. Portanto, às gravidas precisam ter mais atenção, pois a toxoplasmose pode afetar a formação dos bebês. Saiba como prevenir a toxoplasmose e conheça essa doença que, apesar de, ás vezes, não se manifestar, pode causar sérios danos aos humanos.

    Como prevenir:

    • Não coma ou prove alimentos crus e coma carnes somente bem passadas.
    • Lave bem as frutas, verduras e legumes antes de comer.
    • Use somente água tratada ou fervida para tomar ou cozinhar.
    • Mantenha os reservatórios de água bem fechados e inacessíveis aos animais.
    • Controle os ratos e os insetos, dando destino correto ao lixo e aos dejetos de animais.
    • Mantenha seu gato e seus animais bem alimentados e saudáveis. E, em caso de dúvidas, procure um veterinário.
    • Lave bem as mãos, facas e instrumentos depois de manusear carnes cruas e antes de comer. E não toque na boca e nos olhos antes de lavar as mãos.
    • Lave sempre as mãos após contato com gatos ou outros animais de estimação. Cães e outros animais também podem transmitir a toxoplasmose se sujarem o pelo rolando na areia ou no solo onde haja fezes de gato.
    • Lave bem as mãos e unhas após o contato com terra ou areia (parques, horta e jardim). Se for gestante, evite o contato ou use luvas.
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  • Segurança do Trabalho

  • O PAPEL DOS GESTORES E LIDERANÇAS COM A SEGURANÇA DO TRABALHO
  • 10 de novembro de 2018
  • Os gestores atuam para que todas as regras estabelecidas para o bom funcionamento da instituição sejam colocadas em prática. A função vai desde a seleção dos profissionais que atuarão na empresa até a efetiva comunicação entre a equipe, numa garantia da qualidade do serviço prestado e da produtividade para o empregador. Também é papel dos Gestores fazer com que as normas de segurança do trabalho sejam aplicadas, assegurando a saúde física e psíquica de todo o grupo. Uma liderança preparada para exercer o seu papel favorece a identificação dos riscos e prevenção de acidentes em uma empresa. Devem atuar de maneira conjunta com os demais funcionários para o reforço da segurança e saúde da instituição. Uma chefia preparada para atender as demandas da instituição possui conhecimento das normas de segurança e Medicina do Trabalho, treinamentos, dentre outros. A segurança do trabalho, ou CIPA, atua junto aos gestores que tem a função de garantir o bem estar e qualidade de vida dos empregados, evitando a ocorrência de acidentes, sinistros e doenças laborais.

     

    Na prática, isso significa que:

     

    1 – O gestor assume a segurança e saúde no trabalho como ponto central da organização da empresa, numa atividade conjunta com toda a equipe;

    2 –Deve-se ter uma ampla visão do quadro de funcionários e de identificação dos riscos iminentes de cada função exercida;

    3 – Os gestores lideram através do exemplo no cumprimento e implementação de todas as normas de segurança e saúde do trabalho;

    4 – A aplicação das normas de segurança do trabalho deve ocorrer de forma consciente e ser prioridade dos dirigentes da instituição;

    5 – As determinações sobre a segurança de todos os funcionários devem ser estabelecidas e amplamente divulgadas pela empresa, sendo que os gestores devem ser responsáveis por assegurar que essas regras sejam colocadas em prática;

    6 – A comunicação aberta, regular e em todos os níveis de organização é fundamental para a segurança do trabalho. Os gestores devem dar oportunidades para que a equipe expresse suas experiências, opiniões e ideias sobre a garantia da segurança, num incentivo à participação de todos os funcionários na execução da saúde e bem-estar do quadro;

    7 – Os gestores também devem fornecer todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) e coletiva (EPCs), além de toda a comunicação institucional para os colaboradores;

    8 –Deve-se oferecer treinamentos preparatórios para que o funcionário saiba como executar a sua tarefa no dia a dia da empresa, ampliando a segurança de toda a equipe. Implementar métodos que garantam a segurança no ambiente laboral é uma das tarefas primordiais de toda a empresa. Os líderes devem valorizar os funcionários e promover a participação ativa de todos, numa confirmação de incentivo aos colaboradores e de rendimento para o empregador. Uma oportunidade para realizar a integração da Segurança do trabalho na empresa é na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) O departamento também deve se atentar ao cumprimento das regras e procedimentos de Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente e a implantação de programas para o atendimento dos requisitos legais aplicáveis à atividade da empresa.

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