Promoção da Saúde

  • Automedicação
  • Promoção da Saúde
  • 21 de agosto de 2017
  • Fenômeno bastante discutido entre os profissionais da área de saúde, a automedicação é um tema preocupante no Brasil. A automedicação é um procedimento de iniciativa de uma pessoa doente, ou de seu responsável, em obter, produzir ou utilizar um produto o qual a pessoa acredita que terá alivio dos sistemas ou benefício no tratamento de uma doença. Qual pessoa nunca tomou um medicamento porque o vizinho disse que faria bem?
    Apesar de saber que é perigoso, muitas pessoas são adeptas à automedicação, por questão de economia. Elas economizam em consultas médicas acreditando que, dessa forma, podem se tratar ou simplesmente mascarar os sintomas, o que contrariamente poderá agravar doenças, ocasionando efeitos colaterais ou, em casos mais graves, causar a morte.
    Existem também pessoas que utilizam as sobras dos medicamentos de um tratamento anterior, acreditando que o mesmo faça efeito sobre qualquer doença adquirida. Esse tipo de atitude é perigoso e pode agravar ainda mais o diagnóstico.
    Os principais exemplos de automedicação podem ser:
    Laxantes - usado com frequência pode levar a alterações intestinais. Se a pessoa estiver constipada (intestino preso) pode ocorrer perfuração do intestino. Nos idosos ocorre o desequilíbrio eletrolítico e em pessoas com tumor intestinal, não diagnosticado, a doença pode se agravar.
    Antibióticos – a pessoa desenvolve resistência ao antibiótico, além de poder errar a dosagem e fazer o tratamento errado, se usado sem prescrição médica.
    Antiácido – muito usado para dor de estômago, pode ser sintoma de úlcera, tumor, pancreatite e até infarto. Seu uso indiscriminado retarda o diagnóstico, comprometendo o tratamento e agravando a doença.
    Aspirina – conhecida como a droga previne infarto, só pode ser consumida com indicação médica porque possui efeitos colaterais importantes, como dor de estômago e hemorragias, podendo ser fatal em caso de dengue.
    Colírios – sem indicação médica só deve ser usado o soro fisiológico, pois colírios contêm corticoides e antibióticos.
    Por isso é importante que você procure seu médico ou profissional da saúde, para orientá-lo sobre o uso de qualquer medicação.


    Iara Schmitt Pratavieira 
    Farmacêutica

    Gustavo Schmitt Pratavieira
    Farmacêutico Cosmetólogo

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!